CURSO DE COBIT - GOVERNANÇA DE TI (PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO)

CURSO DE COBIT - GOVERNANÇA DE TI (PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO)

Artigos

COBIT

Orientado para processos
O CobiT define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com quatro domínios. Esses domínios são Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar. Esses domínios mapeiam as tradicionais áreas de responsabilidade de TI de planejamento, construção, processamento e monitoramento.
O modelo CobiT fornece um modelo de processo de referência e uma linguagem comum para que todos na organização possam visualizar e gerenciar as atividades de TI. Incorporar o modelo operacional e a linguagem comum para todas as áreas de negócios envolvidas em TI é um dos mais importantes passos e ações preliminares para uma boa governança. Isto também fornece uma metodologia para medição e monitoramento da performance de TI, comunicação com provedores de serviços e integração das melhores práticas de gerenciamento. Um modelo de processos incentiva a determinação de proprietários dos processos, o que possibilita a definição de responsabilidades.
Para que a governança de TI seja eficiente, é importante avaliar as atividades e riscos da TI que precisam ser gerenciados. Geralmente eles são ordenados por domínios de responsabilidade de planejamento, construção, processamento e monitoramento. No modelo CobiT esses domínios, como demonstrado na Figura 8, são denominados:
Planejar e Organizar (PO): Provê direção para entrega de soluções (AI) e entrega de serviços (DS)
Adquirir e Implementar (AI): Provê as soluções e as transfere para tornarem-se serviços
Entregar e Suportar (DS): Recebe as soluções e as torna passíveis de uso pelos usuários finais
Monitorar e Avaliar (ME): Monitora todos os processos para garantir que a direção definida seja seguida.
Dentro desses quatro domínios o CobiT identificou 34 processos de TI geralmente utilizados (veja a Figura 23 para uma lista completa). Embora a maioria das organizações tenha definido as responsabilidades de TI de planejar, construir, processar e monitorar, e muitas delas tenham os mesmos processos-chave, poucas terão a mesma estrutura de processos ou aplicarão todos os 34 processos do CobiT. O CobiT fornece uma completa lista de processos que podem ser utilizados para verificar a totalidade das atividade e responsabilidades. No entanto, nem todos precisam ser aplicados e podem ser combinados conforme as necessidades de cada empresa.