CURSO DE COBIT - GOVERNANÇA DE TI (PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO)

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Artigos

Entregar e Suportar (DS)

Este domínio trata da entrega dos serviços solicitados, o que inclui entrega de serviço, gerenciamento da segurança e continuidade, serviços de suporte para os usuários e o gerenciamento de dados e recursos operacionais. Trata geralmente das seguintes questões de gerenciamento:
Os serviços de TI estão sendo entregues de acordo com as prioridades de negócios?
Os custos de TI estão otimizados?
A força de trabalho está habilitada para utilizar os sistemas de TI de maneira produtiva e segura?
Os aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade estão sendo contemplados para garantir a segurança da informação?
Processos:
DS1 - Definir e Gerenciar Níveis de Serviços: A comunicação eficaz entre a Direção de TI e os clientes de negócio sobre os serviços necessários é possibilitada por um acordo definido e documentado que aborda os serviços de TI e os níveis de serviço esperados. Este processo também inclui monitoramento e relatório oportuno às partes interessadas quanto ao atendimento dos níveis de serviço. Este processo permite o alinhamento entre os serviços de TI e os respectivos requisitos do negócio.
DS2 - Gerenciar Serviços de Terceiros: A necessidade de assegurar que os serviços prestados por fornecedores satisfaçam aos requisitos do negócio requer um processo efetivo de gestão da terceirização. Esse processo é realizado definindo-se claramente os papéis, responsabilidades e expectativas nos acordos de terceirização bem como revisando e monitorando tais acordos quanto à efetividade e à conformidade. A gestão eficaz dos serviços terceirizados minimiza os riscos de negócio associados aos fornecedores que não cumprem seu papel.
DS3 - Gerenciar Capacidade e Desempenho: O gerenciamento do processo de "gerenciar o desempenho e a capacidade" que satisfaça ao requisito do negócio para a TI de "otimizar o desempenho da infraestrutura, recursos e capacidades de TI em resposta às necessidades do negócio"; A necessidade de gerenciar o desempenho e a capacidade dos recursos de TI requer um processo que realize análises críticas periódicas do desempenho e da capacidade atuais dos recursos de TI. Esse processo inclui a previsão de necessidades futuras com base em requisitos de carga de trabalho, armazenamento e contingência. Esse processo assegura que os recursos de informação que suportam os requisitos do negócio estejam sempre disponíveis.
DS4 - Assegurar Continuidade de Serviços:
DS5 - Assegurar a Segurança dos Serviços
DS6 - Identificar e Alocar Custos
DS7 - Educar e Treinar os Usuários
DS8 - Gerenciar a Central de Serviço e os Incidentes
DS9 - Gerenciar a Configuração
DS10 - Gerenciar os Problemas
DS11 - Gerenciar os Dados
DS12 - Gerenciar o Ambiente Físico
DS13 - Gerenciar as Operações.