CURSO DE COBIT - GOVERNANÇA DE TI (PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO)

CURSO DE COBIT - GOVERNANÇA DE TI (PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO)

Artigos

Ferramentas de Gerenciamento do CobiT

Os modelos de maturidade de governança são usados para o controle dos processos de TI e fornecem um método eficiente para classificar o estágio da organização de TI. A governança de TI e seus processos com o objetivo de adicionar valor ao negócio através do balanceamento do risco e returno do investimento podem ser classificados da seguinte forma:

0 Inexistente
1 Inicial / Ad Hoc
2 Repetitivo mas intuitivo
3 Processos definidos
4 Processos gerenciáveis e medidos
5 Processo otimizados
Essa abordagem é derivada do modelo de maturidade para desenvolvimento de software, Capability Maturity Model Integrated for Software (SW-CMMI), proposto pelo Software Engineering Institute (SEI). A partir desses níveis, foi desenvolvido para cada um dos 34 processos do CobiT um roteiro:

Onde a organização está hoje
O atual estágio de desenvolvimento da industria (best-in-class)
O atual estágio dos padrões internacionais
Aonde a organização quer chegar
Os fatores críticos de sucesso definem os desafios mais importantes ou ações de gerenciamento que devem ser adotadas para colocar sobre controle a gestão de TI. São definidas as ações mais importantes do ponto de vista do que fazer a nível estratégico, técnico, organizacional e de processo.

Os indicadores de objetivos definem como serão mensurados os progressos das ações para atingir os objetivos da organização, usualmente expressos nos seguintes termos:

Disponibilidade das informações necessárias para suportar as necessidades de negócios
Riscos de falta de integridade e confidencialidade das informações
Confirmação de confiabilidade, efetividade e conformidade das informações.
Eficiência nos custos dos processos e operações
Indicadores de desempenho definem medidas para determinar como os processos de TI estão sendo executados e se eles permitem atingir os objetivos planejados; são os indicadores que definem se os objetivos serão atingidos ou não; são os indicadores que avaliam as boas práticas e habilidades de TI.

Para avaliação do nível de maturidade utiliza-se o CobiT® Assessment Process(CAP). O processo avalia os seguintes aspectos: propósito do processo; resultados do processo; descrição das práticas recomendadas para o processo (BP ? Base Practice); entregáveis do processo (WP ? Work Product); e, os processos dependentes ou requeridos para processo.

Para todas as BPs associadas ao processo avalia-se a capacidade para atender aos objetivos dos processos de negócio. A partir do resultado da avaliação é planejada ações para atingir o nível ideal de maturidade do processo.