CURSO DE COBIT - GOVERNANÇA DE TI (PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO)

CURSO DE COBIT - GOVERNANÇA DE TI (PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO)

Perguntas e Respostas

Quem são os donos de processos?

COBIT é orientado a processo de TI e, portanto, destina-se em primeiro lugar para os proprietários desses processos, os responsáveis por eles. Referindo-se ao Modelo de Negócios Genéricos de Porter, processos principais (por exemplo, contratos, operações, marketing, vendas) são discutidos, bem como processos de suporte (por exemplo, recursos humanos, administração, tecnologia da informação). Como consequência, COBIT não limita-se apenas a ser aplicado pela TI, mas para o negócio como um todo.

Essa parte, inclusive, se refere a um outro post que fiz ?Existe Governança de TI sem Governança Corporativa??

Essa abordagem resulta do fato de que os donos dos processos são responsáveis pelo desempenho dos mesmos, dos quais IT tornou-se parte integrante e imprescindível. Em outras palavras, eles são mais importantes, mas também devem ser responsáveis pelo seu funcionamento. Como consequência, donos de processos de negócios têm responsabilidade sobre a tecnologia implantada dentro dos limites do seu processo de negócios. Claro, eles vão fazer uso dos serviços fornecidos pelas partes especializadas como a TI tradicional ou serviços terceirizados.

COBIT fornece aos donos de processos de negócios um quadro de controle geral, incluindo as partes de TI relevantes ao funcionamento do referido processo de negócio. Como resultado natural, passa a existir o tão falado ?alinhamento de TI e negócio?, por que a parte implantada de TI é exatamente o que o processo de negócio precisa.